O tratamento da depressão através da microfisioterapia

Comumente, a depressão é abordada com antidepressivos e psicoterapia. O interessante é que pacientes com queixa de dor crônica que reagem a medicamentos clássicos contra a dor, passam a ser tratados com antidepressivos que de fato podem ser mais eficientes, deixando claro a relação íntima entre dor e depressão.

Em 17/03/2020 08:41
Atualizado em 05/10/2020 07:55

Reportagem por Dan Amaral Fisioterapia

O tratamento da depressão através da microfisioterapia

Sabemos pela fisiologia do novo paradigma que a memória emocional está armazenada no nível do receptor celular e é distribuída por todo o eu físico, não só no cérebro.

A psicoterapia aborda aspectos mentais da depressão, mas não aborda a realidade física da doença e, portanto, trata somente metade do quadro.

Comumente, a depressão é abordada com antidepressivos e psicoterapia. O interessante é que pacientes com queixa de dor crônica que reagem a medicamentos clássicos contra a dor, passam a ser tratados com antidepressivos que de fato podem ser mais eficientes, deixando claro a relação íntima entre dor e depressão.

Pesquisadores ressaltam que a depressão não pode mais ser abordada como somente um desequilíbrio químico, especificamente da serotonina. Se assim fosse, os medicamentos Prozac e o Zoloft promoveriam melhora imediata aos pacientes. Portanto, pesquisadores destacam que pacientes com depressão crônica apresentam hipocampo e o córtex pré frontal (centro do raciocínio) retraído, e, desta forma, considerou-se que a sobrecarga no cérebro pelo estresse seja a principal causa da depressão.

Candace Pert, no livro “Conexão Mente Corpo Espirito para seu Bem-Estar” (2009), destacou que alguns traumas graves ficam armazenados no cérebro arcaico e ressalta a importância de acessar as memórias por meio de um trabalho corporal. A autora cita em sua obra um estudo realizado pelo Dr. Charles Nemeroff, psiquiatra da Universidade de Emory em Atlanta, com estudantes de medicina que preencheram um questionário que apontava para possíveis traumas de infância posterior; foram coletadas amostras de cortisol (hormônio do estresse) do sangue de cada um; posteriormente, eles foram submetidos a uma palestra de 10 minutos diante de juízes com aspecto maldoso; na sequência, teriam que executar um cálculo matemático. O estudo conclui que todos tiveram aumento vertiginoso dos níveis de cortisol e os que apresentavam precedentes de depressão por traumas na primeira infância tiveram níveis de cortisol mais alto ainda.

Nesse contexto, vale lembrar que, se uma pessoa não tratar as feridas graves de um passado remoto, ela tem menos chances de se recuperar da depressão e tende a precisar de medicação para se tratar. Estudos comprovam que pessoas deprimidas são dez vezes mais suscetíveis a sofrer ataque cardíaco; portanto, tratar as questões mal resolvidas da primeira infância faz toda a diferença.

A microfisioterapia é uma especialidade que ganha destaque para o tratamento da depressão, pois através de toques muito sutis, seguindo os mapas corporais, é possível encontrar a cicatriz patogênica e os tecidos fragilizados por eventos traumáticos (químico, físico, tóxico ou psicossomáticos) e identificar em que fase da vida isso ocorreu, seja ele da vida fetal, da infância, da adolescência ou da vida adulta. A pessoa passa por um processo de transformação, uma organização interna; por isso é comum haver crises de choro, alteração de humor, mudanças de comportamento, entre outros sintomas pós-atendimento.

A mudança precisa ser do interior para o exterior.

Você precisa de ajuda?

Agende sua consulta:

Fone / WhatsApp: (49) 9-9803-9381

 

Onde fica:

Rua das Acácias, 325

Bairro Três Pinheiros, Quilombo, SC


Tags da postagem

Depressão microfisoterapia tratamento controle de doenças doenças cuidados fisioterapia Fisioterapeuta santa catarina brasil tristeza Psicologia cura orientações porque quando Pacientes Alerta Referencia em microfisioterapia Dan Amaral Clinica Edilaine do Amaral medicina alternativa como tratar oque fazer Oeste de Santa catarina Quilombo São Lourenço do Oeste Chapecó formas onde 01 de outubro de 2020